Afinal, qual a verdadeira situação do Benfica?



A esta pergunta existem várias respostas…

Para alguns, o Benfica perdeu de vez o estatuto de melhor de Portugal. Algo que muito dificilmente será recuperado, pelo menos a continuar a ser gerido como tem sido.

Para outros, é um clube em recuperação, que tem tido alguns azares mas que brevemente, e graças a uma gestão inteligente, recuperará a hegemonia no desporto Português, mas principalmente no futebol.

No entanto, hoje, é difícil tomar uma posição, sobretudo por termos o mesmo Presidente á 8 anos.

Vejamos: em 8 anos o clube ganhou apenas e só, 2 campeonatos. A justificação mais dada são os árbitros e a corrupção no futebol. Depois há a justificação da direcção, que insiste em relembrar o estado do Benfica á 10 anos.

Cada uma destas explicações são, ora válidas ora falíveis.

A corrupção no desporto Português existe, todos conhecemos o youtube e sabemos a fonte de conhecimento que representa. No entanto servirá como desculpa para épocas mal preparadas, crises desportivas das equipas?…

Não querendo desculpar os criminosos do desporto Português, e não querendo falar muito desse tema (por agora), eles não são e não podem ser de maneira nenhuma o bode expiatório duma direcção do Benfica.

Assim sendo, todas as atenções viram-se para a direcção… em apenas 3 anos, o clube da Luz investiu uma quantia de quase 100 milhões de euros só em contratações de jogadores de futebol. A fazer as contas desde que esta direcção tomou posse no dia 3-NOV-2003, essa quantia aumenta bastante.
O mais surpreendente disto é que neste tempo todo e neste gasto todo, o Benfica ganhou apenas 2 campeonatos, 1 deles sem saber ler nem escrever.

A justificação da direcção é quase sempre a mesma, quando não é a corrupção dos nossos adversários, é o estado em que encontrou o clube.
Recuperar o Benfica das portas da morte não deve ser fácil, é verdade. No entanto não existem desculpas nenhumas para acções desta direcção. Exemplo da demissão do Fernando Santos… ou saindo da área do futebol, os processos eleitorais, onde os sócios mais antigos têm um poder total de 50 votos cada (onde é que isto representa algum valor do Benfica?).

É também incompreensível algo que se tem verificado desde á uns anos para cá, é o silêncio desta direcção na defesa da imagem pública do Benfica. O clube é constantemente atacado e difamado, quer seja por jornais quer seja por membros de outros clubes, e o máximo que esta direcção tem feito, é tão simplesmente dizer que não entra "nessas conversas".

Enquanto a direcção se recusa a entrar nessas conversas, está ao mesmo tempo a dar carta branca aos nossos inimigos para difamarem a imagem do Sport Lisboa e Benfica e saíram impunes e a rirem-se.
Outra coisa incompreensível foi o que se verificou em 2009, no caso do "Túnel da Luz". A direcção ficou impávida a assistir a bocas e provocações de rivais sobre a violência de elementos Benfiquistas, quando podia muito bem ter respondido publicamente encerrando o tema de uma vez por todas (porque todos sabemos que o que não cai bem para os lados do Norte são atenções e questões no que toca ao túnel das antas…).

São estas "pequenas" coisas que chateiam qualquer Benfiquista mais atento ao estado do clube. Dito isto tudo, é difícil claro acreditar neste Benfica, nesta direcção.

No entanto, dada a inteligência dos nossos dirigentes para se defenderem, há algo que levanta uma esperança que, embora sendo pequena, é suficiente para nos fazer acreditar que somos sérios candidatos a uma hegemonia no desporto (algo que qualquer fã de qualquer clube deseja sempre).
Em 2009-2010, fizemos algo que nunca ninguém pensava ser possível. Uma época maravilhosa, goleadas constantes e um Benfica de novo "a mandar". Depressa isso se tornou uma ilusão na época que veio… nessa época ficou-se crente que aquele foi o fim do Benfica. Foi ai que o clube sofreu algo que em toda a história era impensável: perder o estatuto de mais titulados e ver um rival directo campeão no NOSSO ESTÁDIO, no NOSSO TERRITÓRIO.

Para muitos, esses momentos foram o fim. No entanto, esta direcção o que não tem para defender publicamente o clube, tem para se defender a si. Conseguiram num discurso humilde trazer a esperança de volta, conseguiram todos reconhecer que erraram… e sobretudo trabalharam bem. Boas contratações, óptimas vendas e equipa forte juntamente com plantel equilibrado.

Ficamos agora na dúvida. Será que estes meses têm sido uma ilusão e um desejo de ver o Benfica novamente líder… ou será que estamos mesmo perante o verdadeiro Benfica vitorioso? Posto isto tudo, é impossível neste momento responder…

Aos adeptos e sócios, resta desejar e lutar para que estejamos perante um Benfica à Benfica, estejamos perante o gigante que finalmente acordou… e a nossa luta é nas bancadas, é apoiar o Benfica em todos os jogos, todos os minutos e todos os segundos da partida! É defender o Benfica como o nosso tesouro, a nossa crença, a nossa paixão. Porque no fundo, uma massa Benfiquista de novo acordada e grandiosa… é o que sempre bastou a este clube para ter os seus jogadores motivados e vitoriosos.

Benfica à Benfica, e Benfiquistas humildes e confiantes, é o que se pede.

4 comentários:

Anônimo disse...

Também concordo que muitas vezes tentamos esconder o nosso insucesso com a corrupção. É sempre difícil dizer que os outros são melhores que nós.

Cumps.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011 às 03:37:00 GMT+1
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ZéPedro disse...

Ai pessimismo, chego a ter duvidas sobre a verdadeira natureza do teu coração, quando se fala aqui da época passada como um desastre total, acho um exagero, claro que concordo que houve erros, mas a equipa jogava um futebol atractivo, goleava menos vezes que no ano anterior, mas goleava, mas claro que houve senãos, houve um guarda-redes que falhou, e os dirigentes não podiam adivinhar que falha-se daquela maneira, e existiram falta de opções para o final do campeonato, e dois jogadores, em duas posições fulcrais do sistema táctico que demoraram alguns jogos a adaptar-se (Salvio e Gaitan obviamente).

Ps: Não se esqueçam da lesão do Amorim, que seria o substituto do Ramires.

Saudações Benfiquistas e cabeça levantada.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011 às 14:26:00 GMT+1
Anônimo disse...

Caro ZéPedro,

daqui para a frente é o que importa. Esperança e garra é o que precisamos (e o que perdemos cedo na época passada).


Em frente!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011 às 18:27:00 GMT+1

Postar um comentário