Análise ao Gil Vicente por um Gilista



É já amanhã que começa a Liga Zon Sagres e o jogo inaugural é o Gil Vicente x Benfica.
Vamos então conhecer a equipa de Barcelos. E quem melhor do que um Gilista para nos esclarecer?

"Vamos lá falar da equipa do Gil Vicente, então.

O Gil é uma equipa que joga em 4x3x3. Grande parte do processo ofensivo baseia-se nos flancos. Vários golos são fruto de boas combinações na ala. Não é muito comum ver um golo a partir de jogadas do centro do terreno - passes verticais, por exemplo. Existem claro, mas são poucas. Na época passada, tivemos uma boa média de golos marcados, contudo, defensivamente deixamos muito a desejar, e só de pensar no poderio ofensivo do SLB dá-me uma coisinha má...

Jorge Baptista; Daniel; Sandro; Cláudio; Junior Caiçara; Mauro; Luís Manuel; André Cunha/Pedro Moreira; Luís Carlos; Richard; Hugo Vieira

Esta deve ser a equipa que defrontará o SLB. Há alguns problemas com as lesões e há falta de soluções no plantel - para a semana devem chegar 3 reforços.

O Gil Vicente não tem uma boa defesa. E conhecendo a força ofensiva do Benfica, não devem ter muitos problemas em criar perigo, principalmente pela ala direito, visto que os nossos dois DD's estão lesionados e está um central adaptado a jogar nessa posição. Todavia, temos precisamente na ala contrária um excelente jogador, chamado Caiçara. É um primor ofensivamente e não me admirava que fizesse uma boa exibição frente ao SLB, mas lá está, depende da estratégia utiilizada pelo Paulo Alves.

O meio-campo do Gil é razoávelmente bom. Conta com o Pedro Moreira que esteve no Portimonense, na época passada e tem alguma experiência na primeira liga. Se bem que daquilo que vi os amigáveis, não o achei grande espingarda, mas ouvi coisas muito boas dele. A 6, penso que irá actuar o Mauro, no entanto, há um problema com o certificado mas cheira-me que será ele a jogar. Não dá nas vistas, mas cumpre. Falta-nos um criativo, que chegará na próxima semana.

Na época passada, tínhamos um excelente ataque, mas sairam dois jogadores importantes, e ainda estamos à espera de reforços para essa posição, portanto, não me parece que vamos criar muito perigo. Atenção para o Luís Carlos, que é um jogador muito bom. É pequeno, mas é muito bom no 1x1 e tem uma boa finta. É um desiquilibrador muito bom. Não me admirava nada que grande parte das jogadas do Gil surgissem por parte dele. De resto, temos o Hugo Vieira que é igualmente um excelente jogador, mas que vai actuar numa posição que não é a dele - jogará a PL. Se já ouviram falar dele e esperam ver algo de muito bom por parte dele, provavelmente sairão desiludidos, visto que que actua a extremo, mas infelizmente é impossível jogar nessa posição, já que estamos à espera de um avançado e o outro (Yero) lesionou-se. O outro extremo será o Richard, que é um bom jogador. Por norma actua a médio, no entantom pode a extremo, mas tende a flectir para o meio várias vezes, e é praticamente o oposto do Luís Carlos. Não é um daqueles extremos típicos.

No último jogo que assisti do Gil - frente ao Rio Ave -, vi uma equipa com muitas dificuldades em criar jogadas e não creio que será muito diferente frente ao Slb.

Honestamente, o Benfica não terá muitas dificuldades em vencer o Gil, que apesar de ter boa equipa, não irá fazer frente ao vosso clube. Ora bem, como é contra um grande, há a possibilidade de fazerem uma exibição do outro mundo, já que estão muito motivados, mas não me parece. Se tivessemos a equipa completa - sem precisar de reforços - eu acreditaria numa surpresa, mas assim é complicado."

O nosso muito obrigado ao Mário César do Fórum Gil Vicente pela sua contribuição para o blog A Luz da Catedral.

2 comentários:

JL disse...

Excelente analise muito certinha e independente.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011 às 18:04:00 GMT+1
Rui Faria disse...

Excelente análise e boa sorte aos dois clubes, espero um excelente jogo entre dois símbolos do futebol Português ;)

quinta-feira, 11 de agosto de 2011 às 20:17:00 GMT+1

Postar um comentário